setembro 01, 2010

dreams are made like lemonade

" - Essa é uma parceira honesta, segura. Estão juntos desde o dilúvio.
- Somos arrogantes, não? Temos medo de envelhecer, tentamos de tudo para fugir disso. Não sabemos o privilégio que é envelhecer com alguém, alguém que não te faça querer cometer suicídio, que não te humilhe sem volta, alguém doce. "


Achei que precisava escrever pra explicar um bocado de coisas. Não apenas pra você, pra ele, pro outro ou pra ela. Mas pra mim também.

Queria explicar que são pessoas como você que me fizeram ser como eu sou hoje. Essa fugitiva fracassada. Não foi apenas você, a culpa não é apenas sua, ela é também de várias pessoas e de vários fatores. Por favor, não se iluda, eu sei me apaixonar, eu sei dar valor, mas nada mais dura.

Por causa das minhas cicatrizes de guerra, eu perdi a vontade. A vontade de me entregar, sabe? Com qualquer um, e você está incluído nesse pacote. Eu vivo com um pé atrás, aprendi isso com você e com ele. Eu virei uma pessoa orgulhosa... Talvez até demais. Meu amor-próprio é enorme, você não sabe o quanto. Isso aconteceu depois de eu ter quebrado a cara again and again.

E toda vez que eu penso "Ok, essa é a hora, vou arriscar, quem saber dessa vez vai ser melhor, né?", nada muda. Eu disse nada. É sempre e sempre a mesma coisa, eu decido me arriscar e quebro a cara. Aquilo que pra mim parecia confiável se torna aquela coisa que todas as pessoas te disseram ao longo da sua vida pra não confiar. Sabe, todas aquelas promessas vazias de "isso não vai mais acontecer..." ou "desculpa, eu sei que errei, da próxima vez eu prometo que será melhor" ou quem sabe "não vou fazer como ele fez"? Então, eu já as ouvi demasiadamente, e estou saturada delas, cansada. Sempre acaba em uma madrugada sozinha com vodka, cigarros, papel e caneta. A próxima vez da qual você falou não existirá, quem dirá ser melhor.

É por isso que eu tomo cuidado com cada toque, com cada suspiro, cada passo, cada gesto, cada frase, cada palavra, cada sílaba. Porque eu já senti - não na pele - mas na carne o que é ser traída, o que é acreditar piamente em alguém e se arrepender, ser decepcionada. O que é ouvir promessas e declarações vãs, acreditar nelas e ver que pra certas pessoas falar é mais fácil do que colocar em prática.

Eu cansei. E por isso hoje em dia meus relacionamentos não duram mais de um mês e meio e eu talvez acabe jogando o amor verdadeiro de algumas pessoas fora. Me desculpa, mas não existe um teste pra eu saber antecipadamente se é verdadeiro ou não. Eu sei que também seria ridículo saber de tudo antes de acontecer. E eu amo essas coisas de ir descobrindo. Mas sempre que eu parti em uma busca, a minha descoberta era podre.

Aquela coisa de ficar sonhando e sonhando virou algo raro quando se trata de mim, porque uma série de situações me fez colar os pés no chão e me agarrar à realidade. É triste, eu sei, mas a culpa não é minha.

Eu descobri algo que eu geralmente racionalizo tudo quando começo a me iludir por alguém, eu me pergunto: Por que eu me interesso tanto por ele? Por que ele se interessaria por mim? Por que a gente daria certo? E funciona! Esqueço com facilidade do meu interesse. Eu inconscientemente acabo brincando com as pessoas, por isso, não se apaixone por mim. Procure outra garota, uma daquelas que tem perfil igual à todo mundo no orkut, que gosta de msn, que quer ser pedida em namoro. Dessas que choram e sofrem, depois esquecem e ficam submissas. Procure uma dessas meninas carinhosas, que se apegam, e nunca te deixarão ir. Vá com elas se você procura alguma certeza, uma facilidade.

Não se apaixone por mim. Se você ainda está indiferente, fuja e continue assim. Eu sou incapaz de jurar eternidade ou amor sem ter certezas. Por parte eu sei que a culpa talvez seja minha, por causa do meu caráter meio exigente, da minha personalidade forte e teimosa.

Sabe, eu sequei. Eu não choro mais, não faz mais sentido chorar. Eu não sofro mais e nem fico perdendo a cabeça procurando respostas. Você quer? Mostre ou eu desisto. Não quer? Tanto faz. Faça a diferença, seja espontâneo, mas sem forçar. Paixão e amor não se forçam e não se pedem, se criam por pura obra do acaso; mas você pode ter atitudes que culminarão em algo que você deseje muito, o acaso se cria por ações que a atraem. Tudo isso é tão complicado que a minha cabeça vira uma bagunça só de pensar nisso.

Eu tenho certeza que no meu interior a Mariana doce e apaixonada, carinhosa e romântica ainda existe. Ainda sou extremamente sensível, só vem de você - alguém que queira realmente - fazer a diferença, mostrar. Me sufoque, e me veja fugir. Me deixe livre, me deixe com vontade, e me veja voltar. E - principalmente - não confunda desejo com amor.

Escrevi tanta coisa, que nada deve fazer sentido ou coerência, mas, mais uma vez, estou com preguiça de ler tudo de novo e procurar um sentido ou nexo nisso tudo. Fica aí mais um texto confuso pra vocês.

Nenhum comentário: